11
50

Empreendedorismo | 05 motivos para empreender

Atualmente, as pessoas vêm buscando o empreendedorismo, principalmente os mais jovens.

E com a crise no país, nunca houve tantos empreendedores, mas será que ter o seu próprio negócio é mesmo uma boa escolha?

Confira a seguir 5 motivos para você criar o seu próprio negócio.

Motivo #1 Liberdade financeira

Um dos grandes motivos pelos quais uma pessoa escolhe ser empreendedor é a liberdade financeira de poder fazer os seus próprios ganhos, coisa que em um trabalho convencional não é possível.

A liberdade financeira que um negócio próprio traz proporciona mais qualidade de vida para o empreendedor, pois os seus ganhos vão depender dos seus esforços e dedicação.

Motivo #2 Liberdade de tempo

Outro forte motivo pelo qual alguém empreende é para poder administrar melhor o seu tempo, afinal, em um trabalho “comum” uma pessoa leva horas para chegar ao trabalho e voltar para casa, depois de uma longa e cansativa jornada, de segunda a sábado.

A sensação de não ter tempo para nada, nem mesmo para a família e para o lazer é o que motiva as pessoas a abrirem seu próprio negócio.

O empreendedorismo te proporciona, entre outras coisas, a liberdade de decidir como administrar o seu próprio tempo, da melhor e mais proveitosa maneira possível.

Porém, devo dizer que ser dono do próprio negócio não significa que você vai passar os seus dias viajando, curtindo uma praia com a família, etc.

Você pode até ter mais flexibilidade para fazer essas coisas do que teria em um emprego formal, mas precisa estar ciente de que terá grandes responsabilidades.

Essa liberdade de tempo virá com o tempo. Mesmo assim, a flexibilidade que o empreendedorismo te proporciona já te dá a sensação de liberdade, sem dúvida.

Então, como empreendedor, utilize o tempo a seu favor e com inteligência.

Motivo #3 Trabalhar com uma paixão

Muita gente decide ser empreendedor para poder trabalhar com aquilo que mais ama e que acredita.

Isso é maravilhoso e alinhar trabalho à uma paixão é totalmente possível.

Se você tem uma paixão, algo de que realmente ama e que gostaria de viver disso, empreenda nessa área, seja ela qual for.

Você poder ser apaixonado por matemática, pintura, plantas, etc. Seja qual for sua paixão, busque informações sobre como você pode empreender nisso e busque oportunidades de ter o seu próprio negócio fazendo o que gosta.

Se você ainda não sabe qual é a sua paixão, responda essas 3 perguntas abaixo e descubra agora mesmo:

  1. Quem sou?
  • História de vida;
  • Competências;
  • Preferências;
  • Gostos, etc.
  1. O que sei?
  • Conhecimentos e Habilidades.
  1. Quem conheço?
  • Contatos que podem me ajudar.

Crie o seu negócio baseado naquilo que você gosta de fazer e tem paixão, em vez de se aventurar em alguma coisa que não faz nenhum sentido para você. Isso pode ser determinante para o sucesso do seu negócio.

Além da paixão, é necessário que você também seja curioso e queira aprender tudo sobre o nicho que escolher (a sua paixão).

A experiência e o conhecimento sobre o assunto podem fazer toda a diferença na hora de colocar tudo em prática.

Motivo #4 Fuga da monotonia

Acredite, muitas pessoas decidem empreender por não gostar da rotina de um trabalho formal.

Se você não suporta enfrentar trânsito todos os dias, cumprir horário, conviver sempre com as mesmas pessoas e fazer tudo igual todos os dias, criar seu próprio negócio pode ser a melhor opção.

Para quem quer fugir da burocracia de um emprego onde precisa ficar o dia todo sentado em um escritório fechado, fazendo tudo sem vontade alguma, por pura obrigação, empreender é o melhor caminho.

Motivo #5 Liberdade geográfica

Ser empreendedor muitas vezes te proporciona a liberdade geográfica. Por exemplo, se você decidir ser empreendedor digital, criando o seu negócio online, você pode trabalhar de onde quiser, basta ter um computador com acesso à internet.

O empreendedorismo digital te dá a vantagem da mobilidade. Você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo e se comunicar com qualquer pessoa do planeta.

Além disso, você pode optar por trabalhar em seu quarto ou escritório, em escritório compartilhado, em um café, biblioteca até mesmo na praia, com um notebook e uma boa conexão.

Você pode trabalhar viajando, visitando lugares ou até mesmo seus familiares. A liberdade geográfica que o empreendedorismo digital proporciona é extraordinária.

Conclusão

O seu sucesso, como empreendedor, vai depender do seu esforço e dedicação.

Agora que você já conheceu 5 dos vários motivos para empreender e tem certeza de que o empreendedorismo é realmente o que você quer para a sua vida, comece o quanto antes a planejar a criação do seu negócio.

Espero que você tenha gostado do artigo e que decida pelo empreendedorismo, trabalhando com foco e dedicação para ter sucesso em qualquer tipo de negócio que você decidir desenvolver.

Show Comments

No Responses Yet

Leave a Reply